Elementos da comédia na oratória ciceroniana
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v20i1.132Palavras-chave:
Marco Túlio Cícero, Retórica, Oratória ciceroniana, Discursos ciceronianos, Comédia, Oratória.Resumo
Marco Túlio Cícero foi um profícuo escritor sobre o tema da retórica e o mais famoso orador de Roma. Este artigo apresenta uma visão geral da interação entre comédia e retórica na prática ciceroniana. O uso da comédia é examinado em linhas gerais na dicção, caracterização e estrutura cômica da oratória de Cícero. Em suma, examinamos o uso da comédia na retórica romana, designadamente em três discursos de Cícero: Pro Roscio Amerino, Pro Roscio Comoedo e Pro Caelio.Downloads
Referências
AXER, J. The Style and Composition of Cicero’s Speech Pro Q. Roscio Comoedo. Warsaw: Wydawnictwa Uniwersytetu Warszawskiego, 1980.
AXER, J. Tribunal-Stage-Arena: Modelling of Communication Situation in M. Tullius Cicero’s Judicial Speechs. Rhetorica, v. 7, p. 299-311, 1989.
DUMONT, J.-C. Cicéron et le Théâtre. In: Actes du XIe Congrès d’ Association Guillaume Budé, 1975. p. 424-429.
FANTHAM, E. Mime: The Missing Link in Roman Literary History. CW, v. 82, p. 153-163, 1989.
GEFFCKEN, K. Comedy in Pro Caelio, with an Appendix on the In Clodium et Curionem. Leiden: Bolchazy-Carducci, 1973.
GOTOFF, H. C. Oratory: The Art of Illusion. HSPh, v. 95, p. 289-313, 1993.
SUSSMAN, L. A. Antony as a Miles Gloriosus in Cicero’s Second Philippic. Scholia, v. 3, p. 53-80, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.