O grotesco no Satíricon, de Petrônio
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AQUATI, C. Petrônio: ‘Cena Trimalcionis’, estudo e tradução. 1991. Dissertação (Mestrado) –Universidade São Paulo, FFLCH, São Paulo, 1991.
ATAÍDE, V. A natureza do humos: greotesco e carnaval. Leitura, v 5-6, p. 80-101, 1989-1990.
CAMERON, A. M. Myth and meaning in Petronius: some modernes comparisons. Latomus, v. 29, n. 2, p. 397-425, 1970.
CAMPUZANO, L. Las ideas literarias en el Satyricon. Havana: Letras Cubanas, 1984.
ERNOUT, A. Pétrone – Le Satiricon. Paris: Les Belles Lettres, 1950.
KAYSER-LENOIR, C. El grotesco criollo: estilo teatral de una época. La Habana: Casa de las Americas, 1977.
MARTIN, R.; GAILLARD, J. Les genres littéraires à Rome. Paris: Nathan-Scodel, 1993.
PETERLINI, A. A. A tristeza carnavalesca do ‘Satyricon’. Textos de cultura clássica, Rio de Janeiro: SBEC, n. 17, p. 19-28, 1994.
PROPP, V. Comicidade e Riso. São Paulo: Ática, 1992.
RABAZA, B. et. al. ‘Cena Trimalchionis’: la identidad ficcional del liberto. Araraquara: SBEC, 1992. (mimeogr.).
SCHMELING, G. (Org.). The novel in the ancient world. Leiden: E. J. Brill, 1996.
SCHMELING, G. Petronius: Satirist, Moralist, Epicurean, Artist. The Classical Bulletin, Saint Louis, v. 45, n. 2, p. 49-64, 1969.
SCHMELING, G. The exclusus amator motif in Petronius. Fons perennis. Saggi critici di filologia classica raccolti in onore del Prof. Vittorio D’Agostino. Torino: Baccola & Gili, 1971. p. 333-357.
STALLYBRASS, P.; WHITE, A. The politics and poetics of transgression. Ithaca: Cornell University Press, 1986.
SULLIVAN, J. P. The Satyricon of Petronius – A literary study. Londres: Faber and Faber, 1968.
TORRES-ROBLES, C. Grotesque humor in Virgilio Piñera's short stories. Humor, v. 5-4, p. 397-422, 1992.
VEYNE, P. A elegia erótica romana. São Paulo: Brasiliense, 1985.
WALSH, P. G. The Roman novel. Cambridge: University of Cambridge, 1970.
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2013 Cláudio Aquati

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.