Notas sobre la representación del espacio dramático en la comedia de Aristófanes

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DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v37.2024.1087

Palavras-chave:

filologia clássica; crítica textual; tradução; tradução comentada; epinício; Baquílides; epinício 3.

Resumo

Neste artigo proponho um comentário exegético e filológico do Epinício 3 de Baquílides acompanhado de uma tradução poética que incorpora os resultados teóricos no texto de chegada em português do Brasil. É meu intuito com esse comentário não apenas chamar a atenção do leitor para a sofisticação e complexidade que subjaz à aparente simplicidade da poesia baquilidiana mas também apresentar novos resultados relativos à exegese do poema. No comentário, portanto, apresento razões para mudar o textus receptus de Kenyon (1897) e Maehler (2003) em alguns pontos, a fim de refletir os avanços feitos pela crítica textual nos últimos anos, bem como minha própria interpretação de certas passagens. Nesse comentário, explico também minhas escolhas tradutórias sempre que essas divergem de outras mais tradicionais.

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Biografia do Autor

  • María Jimena Schere, Universidad de Buenos Aires, UBA Universidad Nacional Arturo Jauretche, UNAJ

    Investigadora asistente - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas/ Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de La Plata (IDIHCS-CONICET).

    Jefa de Trabajos Prácticos de Lengua y Cultura Griega - Universidad de Buenos Aires (UBA). 

    Profesora Adjunta de Taller de Lectura y Escritura - Universidad Nacional Arturo Jauretche (UNAJ). 

     

     

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

Schere, M. J. (2024). Notas sobre la representación del espacio dramático en la comedia de Aristófanes. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 37, 1-11. https://doi.org/10.24277/classica.v37.2024.1087