Declamation and Philosophy
DOI:
https://doi.org/10.24277/classica.v19i1.105Palavras-chave:
Educação, Declamação, Cícero, Filostrato, Primeira Sofística, Segunda Sofística.Resumo
Cícero estava ansioso para promover uma reconciliação entre a oratória e a filosofia que, pensava ele, estavam separadas uma da outra desde os tempos de Platão. Ele imaginava que um orador deveria ser capaz de falar sobre questões abstratas e de mover-se livremente entre o geral e o particular, e que o treinamento na oratória deveria ter alguma fundamentação na filosofia. Este ensaio argumenta que a educação retórica que floresceu depois de Platão levou esses pontos em consideração, e que na Segunda Sofística, como na Primeira, era possível a um único homem ser orador e também filósofo.
Downloads
Referências
MAY, James M. (Ed.). Brill's Companion to Cicero: Oratory and Rhetoric. Leiden: Brill, 2002. (Brill's Companions in Classical Studies)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.