As cenas de reconhecimento no romance Dáfnis e Cloé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24277/classicaj.35.2022.1012

Palavras-chave:

Dáfnis e Cloé , romance antigo , Poética , reconhecimento , peripécia

Resumo

Cenas de reconhecimento estão presentes na épica, no drama (tragédia e comédia) e, como não podia deixar de ser, no romance antigo, que “devorou” o recurso e fez largo uso dele: temos cenas de reconhecimento nos cinco romances idealizados que nos chegaram (os chamados Big Five). Neste artigo, analisamos as duas cenas de reconhecimento em Dáfnis e Cloé, tomando por base os apontamentos da Poética de Aristóteles e demonstrando como os reconhecimentos se articulam a diferentes elementos narrativos. Por isso, focalizamos também os usos da peripécia, do páthos e da hamartía, que na obra trabalham em relação aos reconhecimentos e conferem complexidade à questão das identidades dos protagonistas dentro desta narrativa.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos André Mangia Silva, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil

Professor Associado do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. 

 

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Publicado

2022-08-05

Como Citar

Silva, L. C. A. M. . (2022). As cenas de reconhecimento no romance Dáfnis e Cloé. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 35(2), 1–27. https://doi.org/10.24277/classicaj.35.2022.1012

Edição

Seção

Dossiê Eros e Afrodite no Romance Antigo