Quo Vadis on Film (1912, 1925, 1951, 1985, 2001), The many Faces of Antiquity
DOI:
https://doi.org/10.14195/2176-6436_26-2_8Resumo
The Polish novel Quo vadis by Henryk Sienkiewicz was adapted into film five times. Every adaptation was filmed in special circumstances, accompanied by different political situations and each time for a different, specific audience. The comparison and detailed analysis of all versions will bring to light, how and for what purpose has antiquity been translated onto the silver screen. The paper will focus especially on the three adaptations – the American (1951), the Italian (1985) and the Polish one (2001).Downloads
Referências
KAŁŻYŃSKI, Z. Guziki zamiast historii, „Polityka” nr 42 (2320), 25.10.2001, p. 52-53.
KABIESZ, E. Premiera w Watykanie, „Gość niedzielny” 2001 nr 36, p. 27; Rzeczpospolita 2001, nr 151 (30.06/01.07), „Quo vadis” w Rzymie. Prapremiera 30 sierpnia w Auli Pawła VI, p. A1; Rzeczpospolita 2001, nr 178 (01.08), Jan Paweł II na premierze „Quo vadis”, p. A9.
PIETRASIK, Z. Rzymski profil. Rozmowa z Jerzym Kawalerowiczem, reżyserem filmu „Quo vadis”, „Polityka” nr 35 (2313), 01.09.2001; p. 50-51.
PIETRASIK, Z. Rzym się pali, „Polityka” nr 36 (2314), 08.09.2001; p. 16.
PIETRASIK, Z. Miłość i wiara. „Quo vadis”: Sienkiewicz tryumfuje kosztem Kawalerowicza, „Polityka” nr 37 (2315), 15.09.2001; p. 48-50.
SCODEL, R.; BETTENWORTH, A. Whither quo vadis? Sienkiewicz´s novel in film and television. Oxford: Wiley-Blackwell, 2009.
SIENKIEWICZ, H. Quo vadis, Wydawnictwo Prószyński i S-ka, Warszawa, 2001.
SURZYŃSKA-BŁASZCZAK, A.; SOKOŁOWSKA-HURNOWICZ, B. Quo vadis w pocztówkach. Poznań: Kwartet, 2001.
ŚWIĘTOSŁAWSKA, T. Rzym w „Quo vadis”. In: OKOŃ, J.; STARNAWSKI, J. (Ed.). Antyk w Polsce. Część II. Łódź. Wydawnictwo: Uniwersytetu Łódzkiego, 1998. p. 297-311.
WINKLER, M.M. The Roman salute: cinema, history, ideology. Columbus: The Ohio State University Press, 2009.
ZAWIŚLIŃSKI, S. Epopeja w budowie, „Wprost”, nr 16, p. 104-105, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores autorizam a cessão, após a publicação, de seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais, bases de dados de acesso público e similares.