Apresentação: “Representações do guerreiro, do sábio e do soberano na narrativa: a figura de Alexandre e outros heróis da Antiguidade na literatura, na história, nas artes e no cinema”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v33i1.896

Palavras-chave:

Alexandre o Grande, literatura, cinema, artes plásticas

Resumo

Em dezembro de 2018, entre os dias 04 e 07, foi realizado o VIII Simpósio Antigos e Modernos: “Alexandre...Alexandre! Alexandre: aspectos do guerreiro, do sábio e do soberano na narrativa”. O tema central do evento concernia à figura de Alexandre, de maneira particular, e às representações do soberano, do sábio e do guerreiro na narrativa, de modo mais geral. A ideia central era discutir os aspectos biográficos, históricos e literários dessas representações na Modernidade e Antiguidade, tendo como perspectiva inicial a constituição da obra mais conhecida como Romance de Alexandre, e, de forma mais ampla, refletir sobre a recepção de Alexandre e de outras figuras míticas e históricas na história, na literatura e nas artes. Tendo como base alguns desses trabalhos apresentados no Simpósio de 2018, foram reunidos no presente dossiê diversos artigos segundo um duplo enquadramento: na primeira parte, trabalhos que tematizam, de forma mais centrada e direta, o Romance de Alexandre; na segunda parte, aqueles trabalhos cuja tônica recai sobre a recepção da cultura clássica, a partir da assimilação e retomada da figura do guerreiro, do sábio e do soberano em suas interrelações nos registros da literatura, da história, das artes e, mais especificamente, do cinema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bernardo Brandão, Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas Setor de Ciência Humanas Universidade Federal do Paraná
    Professor de Língua e Literatura Grega da Universidade Federal do Paraná. Graduação em Letras: bacharelado em Grego Antigo e em Português pela Faculdade de Letras da UFMG. Mestre em Filosofia pela FAFICH-UFMG e doutor em Filosofia pela FAFICH-UFMG. Atua principalmente nos seguintes temas: língua e literatura grega antiga, filosofia antiga, neoplatonismo.
  • Pedro Ipiranga Júnior, Universidade Federal do Paraná.
    Graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará (1991), graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e Pós-Doutorado pela Universidade de Barcelona (2011). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: relatos biográficos, prosa romanesca, discursos cristãos, narrativas híbridas e ficção na Antigüidade. Organizador dos livros "Do amor e da guerra: um itinerário de narrativas", 1a. ed. São Paulo: Annablume, 2014 e "Modos de vida: crenças, afetividades, figurações de si e do outro", 1ed.Belo Horizonte: Crisálida, 2017. Traduziu os seguintes textos: Nigrino de Luciano de Samósata, juntamente com Cassiana Stephan e Priscila Buse; o texto Sobre a dança, também de Luciano de Samósta, na coletânea sobre teatro: ALÉM DE ARISTÓTELES: POÉTICAS DO TEATRO, DA ANTIGUIDADE À IDADE MÉDIA); a recensão W da Vida/Romance de Esopo.
  • Renata Senna Garraffoni, Universidade Federal do Paraná
    Graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Professora no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná desde 2004 (atualmente associado IV), com experiência na História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: antiguidade clássica, epigrafia e literatura latina, grupos marginalizados romanos, releituras do mundo greco-romano na Modernidade (séculos XIX e XX). Mais recentemente, devido aos trabalhos de recepção, tem atuado também no âmbito da Arqueologia Pública, educação patrimonial e Direitos Humanos. É líder do grupo de pesquisa CNPq Encruzilhadas de narrativas: discursos biográficos, história e literatura, da UFPR, e vice-líder do grupo de pesquisa CNPq Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado da Unifesp. Pesquisadora colaboradora junto ao CEIPAC (CENTRO PARA EL ESTUDIO DE LA INTERDEPENDENCIA PROVINCIAL EN LA ANTIGÜEDAD CLÁSICA) da Universidade de Barcelona, ao Centro de Pensamento antigo (CPA) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH), Roman Society for Classical Studies (Inglaterra) e World Achaeological Congress (WAC). Foi tutora do PET-História de setembro de 2010 a agosto de 2016, presidente da Associação Paranaense de História (APAH) no biênio 2008-2010, Editora da Revista História: Questões e Debates entre março de 2010 a março de 2012 e setembro de 2017 a agosto de 2018, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) no biênio 2012-2013 e editora da Revista Classica da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos no biênio de 2013-2014. Atuou como professora visitante na Universidade de Birmingham, Reino Unido (dez. 2008 a março de 2009), com bolsa da British Academy e como pesquisadora colaboradora do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de agosto de 2017 a janeiro de 2018. Atualmente é coordenadora do curso de Pós-Graduação em História da UFPR. 

Downloads

Publicado

2020-05-31

Edição

Seção

Dossiê Representações do guerreiro, do sábio e do soberano na narrativa: a figura de Alexandre e outros heróis

Como Citar

Brandão, B., Ipiranga Júnior, P., & Garraffoni, R. S. (2020). Apresentação: “Representações do guerreiro, do sábio e do soberano na narrativa: a figura de Alexandre e outros heróis da Antiguidade na literatura, na história, nas artes e no cinema”. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 33(1), 71-75. https://doi.org/10.24277/classica.v33i1.896