O conceito de sistema nas teorias da linguagem da Índia Antiga

Autores

  • Maria Valíria Aderson de Mello Vargas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v0i0.760

Palavras-chave:

sistema, lingüística indiana, gramática de Panini.

Resumo

Buscar o conceito de sistema nas teorias da linguagem da Índia clássica certamente implica em encontrar, na lingüística indiana, doutrinas que testemunham um pensamento científico desenvolvido e que se aproximam das teorias da lingüística moderna. Partindo-se, aqui, da definição de Saussure de que a língua é um sistema, princípio discutido e ampliado, por exemplo, por Hjelmslev e Coseriu, é passível afirmar que, já na obra de Panini (séc. V a. C.) – na qual se encontram as fontes técnicas da gramática sânscrita plenamente desenvolvidas e cujos sutra são o fundamento de vasta literatura gramatical –, a descrição que se apresenta é a de um sistema no qual os fatos e os fenômenos se configuram como partes solidárias e interdependentes, em que cada elemento tem um valor por oposição a outro e, acima de tudo, de um sistema aberto a inúmeras variações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

COSERIU, E. Sincronia, diacronia e história. Trad. Carlos Alberto da Fonseca e Mário Ferreira. Rio de Janeiro; São Paulo: Perspectiva; EDUSP, 1979.

DVIVEDI, H. P. Studies in Panini. Delhi: Inter-India Publications, 1978.

HJELMSLEV, L. Prolegômenos a uma da linguagem. Trad. J. Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 1975.

MEILLET, A. Linguistique hístorique et linguistique générale, II. Paris: Librairie C. Klincksieck, 1938.

MIAZZI, M. L F. Conceitos básicos de Saussure. In: Introdução à lingüística românica. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1972. cap. VII.

PANINI. Astadhyayi. Trad. Sumitra M. Katre. Delhi: Motilal Banarsidass, 1989.

RUEGG, D. S. Contributions à l’histoire de la philosophie linguistique. Paris: Ed. de Boccard, 1959.

SAÜSSURE, F. de. Curso de Lingüística Geral. 2. ed. Org. Charles Bally e Albert Sechehaye. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1970.

Downloads

Publicado

1993-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vargas, M. V. A. de M. (1993). O conceito de sistema nas teorias da linguagem da Índia Antiga. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 95-100. https://doi.org/10.24277/classica.v0i0.760