Articulações entre imagem e narrativa na Índia Antiga (A propósito da peça Uttararāmacaritam, de Bhavabhūti)

Autores

  • Carlos Alberto da Fonseca Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v13i13/14.489

Palavras-chave:

Literatura sânscrita, teatro sânscrito, Bavabhūti, Uttararāmacaritam.

Resumo

Neste artigo pretende-se fazer uma exposição do diálogo entre os registros imagético e narrativo no âmbito da cultura indiana mediante breve estudo da peca Uttararāmacaritam "O último feito de Rāma", de Bhavabhūti (séc. VIII d.C.). Particularmente intrigante em termos de sua carpintaria - quase evocando uma construção en abîme -, a peca coloca em cena os episódios finais do poema epico Rāmāyana, quais sejam as circunstâncias ligadas ao banimento de Sītā, grávida, esposa de Rāma, e ao encontro com seus dois filhos, ainda desconhecidos dele. O que toma interessante a dramatização dessa situação e que seu autor recorreu a registros variados de representação que se conjugam com o estatuto narrativo/teatral que estrutura a peça, na qual tudo se faz obliquamente, transversalmente: os fatos anteriores mais importantes são evocados através de painéis pintados que são visitados e "narrados" pelas personagens; além disso, o reconhecimento entre pai e filhos e o acerto final entre Rāma, Sītā e Laksmana se da durante uma representação teatral escrita e dirigida por Vālmikī, que nada mais e do que o suposto autor do poema épico - numa sugestão bastante evidente da "teatralização" de uma certa Verdade sobre o discutido caráter de Rāma.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto da Fonseca, Universidade de São Paulo

    Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

    Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP.

Referências

BHAVABHŪTI. El último lance de Rāma. Texto sânscrito, introdução e tradução de Juan Miguel de Mora. Notas de Marja Ludwika Jarocka. México: UNAM, 1984.

Downloads

Publicado

2001-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fonseca, C. A. da. (2001). Articulações entre imagem e narrativa na Índia Antiga (A propósito da peça Uttararāmacaritam, de Bhavabhūti). Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 13(13/14), 261-273. https://doi.org/10.24277/classica.v13i13/14.489