Ligações perigosas? Alexandre e Aristóteles nos filmes de Modi, Rossen e Stone

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v33i1.904

Palavras-chave:

Alexandre, Aristóteles, estudos de recepção, cinema.

Resumo

Considerando a controversa imagem de Alexandre, o Grande, que recebemos por meio dos textos da Antiguidade, não é de se espantar que sua representação no cinema seja também muito variada e complexa. O mais antigo e menos conhecido dos filmes sobre ele é Sikandar (1941, Índia), de Sohrab Modi, obra interessante não apenas porque a personagem é vista pela perspectiva dos conquistados, mas pela presença muito significativa de Aristóteles e Roxana. Posteriormente, sua história foi levada à tela nos filmes Alexandre o Grande (1956), de Robert Rossen, e Alexandre (2004), de Oliver Stone. Meu objetivo, neste artigo, é o de analisar aspectos desses três filmes, comparativamente, com atenção às imagens de Aristóteles, a fim de compreender como a presença do filósofo é retratada e alinhada à construção da imagem do rei macedônio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALEXANDER. Direção: Oliver Stone. EUA: Warner Bros, 2004. (175 min.), son., color. Inglês com legendas em português, on line, acessível na Netflix.

ALEXANDER. Direção: Oliver Stone. EUA: Warner Bros, 2004. DVD (175 min./207 min. ultimate cut.), son., color. Inglês com legendas em português.

ALEXANDER the Great. Director: Robert Rossen. EUA: CBC Films S.A., 1956. DVD (136 min.). Inglês com legendas em português.

ARISTOTLE; BARNES, John (ed.). The complete works of Aristotle. The revised Oxford translation. Princeton: Princeton University Press, 1984. 2 v.

ARRIAN. The campaigns of Alexander. Transl. A. de Sélincourt. Introd. and notes: J. R. Hamilton. London: Penguin, 1971.

ASIRVATHAM, Sulochana R. Alexander the philosopher in the Greco-Roman, Persian and Arabic traditions. In: STONEMAN, Richard; NETTON, Ian; ERICKSON, Kyle (ed.). The Alexander Romance in Persia and the East. Groningen: Barkhuis, 2012. p. 311-26. (Ancient Narrative Supplementum, 15).

AYRES JR., Antonio T. As visões no Orto do Esposo: construção e interpretação. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-07062017-124549/pt-br.php. Acesso em: 5 fev. 2020.

BERTI, Irene; MORCILLO, Marta G. Does Greece – and the cinema – need another Alexander? In: ______. (ed.). Hellas on screen: cinematic receptions of Ancient History, Literature and Myth. Heidelberg: Franz Steiner Verlag, 2008. p. 9-21. (Habes, 45).

BLANSHARD, Alastair. Alexander as Glorious Failure: The Case of Robert Rossen’s Alexander the Great (1956). In: MOORE, Kenneth (ed.). Brill’s companion to the reception of Alexander the Great. Leiden: Brill, 2018. p. 675-93.

BOSWORTH, Albert B. Conquest and empire: The reign of Alexander the Great. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

CARTLEDGE, Paul; GREENLAND, Fiona R. (ed.). Responses to Oliver Stone’s Alexander: Film, History, and Cultural Studies. Madison: University of Wisconsin Press, 2010.

CHANIOTIS, Angelos. Making Alexander fit for the twenty-first century: Oliver Stone’s Alexander. In: BERTI, Irene; MORCILLO, Marta G. (ed.). Hellas on screen: cinematic receptions of Ancient History, Literature and Myth. Heidelberg: Franz Steiner Verlag, 2008. p. 185-201. (Habes, 45).

CHERRY, John. F. Blockbuster! Museum Response to Alexander the Great. In: CARTLEDGE, Paul; GREENLAND, Fiona. R. (ed.). Responses to Oliver Stone’s Alexander: Film, History, and Cultural Studies. Madison: University of Wisconsin Press, 2010. p. 305-35.

COELHO, Maria Cecilia M. N. Agamêmnon nas terras da rainha: as versões de Browning, Rattigan, Asquith e Figgis. Aletria, v. 19, n. especial, p. 163-76, jul.-dez. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.19.4.163-176

COELHO, Maria Cecilia M. N. Dispositivi dimostrativi utilizzati in tre modelli di difesa: Ippolito, Palamede e Socrate. In: DE LUISE, Fulvia; STAVRU, Alexander (ed.). Socratica III Studies on Socrates, the Socratics, and the Ancient Socratic Literature. Sankt Augustin: Academia, 2013. p. 13-24.

COELHO, Maria Cecilia M. N. Helena de Tróia no cinema nacional?! – O Senhor se admira!?? – Não, não, absolutamente.... Letras Clássicas, ano 12, n. 12, p. 251-8, 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i12p251-258

COELHO, Maria Cecilia M. N. Horses for ladies, high-riding women and whores. In: MATHESON, Sue (ed.). A fistful of icons: essays on frontier fixtures of the American Western. Jefferson: McFarland, 2017. p. 78-88.

COLEMAN, Kathleen M. The Pedant Goes to Hollywood: The Role of Academic Consultant. In: WINKLER, Martin M. (ed.). Gladiator: film and History. Malden, MA: Blackwell, 2004. p. 45-52.

ESTEVES, Elisa. Figuras heroicas no Horto do Esposo. Diacrítica – Revista do Centro de Estudos Humanísticos, v. 28, p. 171-80, 2014.

FERNÁNDEZ, Jordi M. Alejandro Magno según Robert Rossen. In: VENTURA, Fernando J. (ed.). Cine e Historia(s): maneras de relatar el pasado con imágenes. Paris: Université Paris Sud, 2015b. p. 407-22.

FERNÁNDEZ, Jordi M. Sikandar, Indian poetics and Ocidental power. In: MARCHENA, Olavo L.; MURILLO, Maria D. P. (ed.). El poder a través de la representación fílmica. Paris: Université Paris Sud, 2015a. p. 197-210.

FERNÁNDEZ, Jordi M. The golden age of Hindustani cinema: Sohrab Modi and Urdu cinema. Metakinema, n. 16, n.p., 2015c. Disponível em: http://www.metakinema.es/ metakineman16s4a1_Sohrab_Modi_Urdu_Hindustani_Jordi_Macarro_Fernandez.html. Acesso em: 5 fev. 2020.

FOX, Robin L. Alexander on stage, a critical appraisal of Rattigan’s Adventure Story. In: CARTLEDGE, Paul; GREENLAND, Fiona R. (ed.). Responses to Oliver Stone’s Alexander: Film, History, and Cultural Studies. Madison: University of Wisconsin Press, 2010. p. 55-91.

GAMEL, Mary-Kay. Revising ‘authenticity’ in staging ancient Mediterranean drama. In: HALL, Edith; HARROP, Stephe (ed.). Theorising performance. London: Bristol Classical Press, 2010. p. 153-69.

HEATH, Malcom. Aristotle on natural slavery. Phronesis, v. 53, p. 453-70, 2008.

IDAHO, Doc. Alexander. Comparison: theatrical version; unrated final cut. In: WURM, Gerald (dir.). Movie-Censorship.com. Publicação em meio eletrônico que oferece comparações entre as diferentes versões de um filme. Jan. 2011. Disponível em: https://www.movie-censorship.com/report.php?ID=3788. Acesso em: 19 mar. 2020.

ILINA, Alexandra. Se moquer d’Aristote au Moyen Âge. In: EGEDI-KOVÁCS, Emese (ed.). Byzance et l’Occident II: Tradition, transmission, traduction. Budapest: Collège Eötvös József ELTE, 2015. p. 63-73.

KOULAKIOTIS, Ilias. Attic Orators on Alexander the Great. In: MOORE, K. (ed.). Brill’s companion to the reception of Alexander the Great. Leiden: Brill, 2018a. p. 41-71.

KOULAKIOTIS, Ilias. Intellectuals and leaders in the late Classical period: aspects of the academy’s relationship to the Macedonian kings. In: JORNADAS DE RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO, Belo Horizonte, UFMG, nov. 2018b. p. 1-20.

LYSIPPOS Epoesen. Direção: Nicholas Franghias. Greece: Giannikos/NF Emberfilms, 1996. AVD (56 min), son., color, 16 mm/Beta SP, grego moderno com legendas em inglês. Disponível em: https://filmfreeway.com/809100. Acesso em: 5 fev. 2020.

LOPES DA COSTA, Lorena. Cavalos que choram: cantos XVI e XVII da Ilíada e(m) registros de João Guimarães Rosa. Nuntius Antiquus, v. 15, n. 2, p. 103-22, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3636.15.2.103-122

MALER, Bertil (ed.). Orto do Esposo. Rio de Janeiro: MEC/INL, 1956. 2 v.

MALHOTRA, A. P. S. Sikandar (1941). The Hindu, Chennai, 29 abr. 2011. Seção Friday Review. Disponível para assinantes em: https://www.thehindu.com/todays-paper/tp-features/tp-fridayreview/Sikandar-1941/article14741524.ece. Disponível para usuários do Facebook na página Imprints and Images of Indian Film Music. Acesso em: 29 maio 2019.

MEYERS, Tobias. ‘What if We Had a War and Wverybody Came?: War as Spectacle and the Duel of Iliad 3. In: BAKOGIANNI, Anastasia.; HOPE, Valerie (ed.). War as Spectacle: Ancient and Modern Perspectives on the Display of Armed Conflict. London: Bloomsbury Academic, 2015. p. 25-42.

MOSSÉ, Claude. Alexandre o Grande. Tradução Anamaria Skinner. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.

MOSSÉ, Claude. O processo de Sócrates. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

MORRIS, Alexandra F. The conscience of the king: Alexander the Great and the Ancient disable. In: MOORE, Kenneth (ed.). Brill’s companion to the reception of Alexander the Great. Leiden: Brill, 2018. p. 823-44.

MORENO, Paolo. Immagini di Alessandro: monete e storia, in Il significato delle immagini, Numismatica, Arte, Filologia, Storia. In: PERA, Rosella (ed.). Atti del Secondo Incontro internazionale di studio del Lexicon Iconographicum Numismaticae. Roma: Giorgio Bretschneider Editore, 2012. p. 153-70, tav. 30-5.

PAPILLON, Terence. Isocrates. In: WORTHINGTON, Ian (ed.). A companion to Greek Rhetoric. Malden, MA: Blackwell, 2007. p. 58-74.

PAUL, Joanna. Oliver Stone’s Alexander and the cinematic Epic tradition. In: CARTLEDGE, Paul; GREENLAND, Fiona. R. (ed.). Responses to Oliver Stone’s Alexander: Film, History, and Cultural Studies. Madison: University of Wisconsin Press, 2010. p. 15-35.

PELLING, Christopher. Is death the end? Closure in Plutarch’s Lives. In: ______. Plutarch and History. Duckworth: The Classical Press of Wales and Duckworth, 2002b. p. 365-86.

PETROVIC, Ivana. Plutarch’s and Stone’s Alexander. In: BERTI, Irene; MORCILLO, Marta G. (ed.). Hellas on screen: cinematic receptions of Ancient History, Literature and Myth Heidelberg: Franz Steiner Verlag, 2008. p. 163-82. (Habes, 45).

PINHEIRO, Joaquim. A contextualização temática da morte nas biografias de Plutarco: alguns exemplos. Classica, v. 31, n. 2, p. 101-12, 2018. DOI: https://doi.org/10.24277/classica.v31i2.694

PLATT, Verity. Viewing the past: cinematic exegesis caverns of Macedonia. In: CARTLEDGE, Paul; GREENLAND, Fiona R. (ed.). Responses to Oliver Stone’s Alexander: Film, History, and Cultural Studies. Madison: University of Wisconsin Press, 2010. p. 285-303.

PLUTARCH. Moralia. English translation by Frank Cole Babbitt. Cambridge: Harvard University Press; London: William Heinemann, 1936.

PLUTARCH. Plutarch’s Lives. English translation by Bernadotte Perrin. Cambridge: Harvard University Press; London: William Heinemann, 1919. v. 7.

PLUTARQUE. Vies. Traduction de Robert Flacelière et Émile Chambry. Paris: Les Belles Lettres, 1975. t. 9.

PONTI, Silvio. Lysippos Epoesen (1996): Unique – I’ve never seen anything like it before. In: IMDB, 28 abr. 2008. Seção Reviews. Disponível em: https://www.imdb.com/user/ur19187650/?ref_=tt_urv. Acesso em: 19 mar. 2020.

POTHUKUSHI, Madhavi. Prithviraj Kapoor’s Sikandar was banned in British cantonments because it was nationalist. The Print, New Delhi, 2 June 2019. Seção Opinion. Disponível em: https://theprint.in/opinion/prithviraj-kapoors-sikandar-banned-in-british-cantonments-because-it-was-nationalistic/244087/ Acesso em: 12 dez. 2019.

RABELO, Laura Cohen. Vida e feitos de Alexandre da Macedônia: tradução e comentário de um Romance de Alexandre grego. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

SHAHABUDIN, Kim. The Appearance of History: Robert Rossen’s Alexander the Great. In: CARTLEDGE, Paul; GREENLAND, Fiona R. (ed.). Responses to Oliver Stone’s Alexander: Film, History, and Cultural Studies. Madison: University of Wisconsin Press, 2010. p. 92-116.

ROSSETTI, Livio. Introdução à filosofia antiga: premissas filológicas e outras ferramentas de trabalho. Tradução de Elcio V. Filho. São Paulo: Paulus, 2006.

SMITH, Nicholas D. Aristotle’s theory of natural slavery. Phoenix, v. 37, n. 2, p. 109-22, 1983.

SIKANDAR. Direção: Sohab Modi. India: Minerva Movietone, 1941, (141 min.), son., p&b, 35 mm, urdu com legendas em inglês. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Cr8S5Wb3O-s. Acesso em: 19 mar. 2019.

SOLOMON, John. The Ancient world in the cinema. New Haven: Yale University Press, 2001.

SOLOMON, John. The popular reception of Alexander. In: CARTLEDGE, Paul; GREENLAND, Fiona R. (ed.). Responses to Oliver Stone’s Alexander: Film, History, and Cultural Studies. Madison: University of Wisconsin Press, 2010. p. 36-51.

STONE, Oliver. Afterword. In: CARTLEDGE, Paul; GREENLAND, Fiona R. (ed.). Responses to Oliver Stone’s Alexander: Film, History, and Cultural Studies. Madison: University of Wisconsin Press, 2010. p. 337-41.

TARN, William. Alexander the Great. Cambridge: Cambridge University Press, 1948. 2 v.

WIEBER, Anja. Celluloid Alexander(s): a hero from the past as role model for the present? In: BERTI, Irene; MORCILLO, Marta G. (ed.). Hellas on screen: cinematic receptions of Ancient History, Literature and Myth. Heidelberg: Franz Steiner Verlag, 2008. p. 147-62. (Habes, 45).

WINKLER, Martin M. Cinema and Classical texts: Apollo’s new light. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

WINKLER, Martin M. (ed.). Gladiator: film and History. Malden, MA: Blackwell, 2004.

WINKLER, Martin M. (ed.). Troy: from Homer’s Iliad to Hollywood Epic. Malden, MA: Blackwell, 2007.

WORTHINGTON, Ian. Alexander the Great. A reader. London: Routledge, 2003.

WORTHINGTON, Ian. Alexander the Great and Philip II. In: JORNADAS DE RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO, Belo Horizonte, UFMG, nov. 2019.

WORTHINGTON, Ian. By the spear: Philip II, Alexander the Great, and the rise and fall of the Macedonian Empire. New York: Oxford University Press, 2014.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Edição

Seção

Segunda parte. A recepção da figura de Alexandre e a refiguração da Antiguidade Clássica

Como Citar

Coelho, M. C. de M. N. (2020). Ligações perigosas? Alexandre e Aristóteles nos filmes de Modi, Rossen e Stone. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 33(1), 245-276. https://doi.org/10.24277/classica.v33i1.904