Camponeses e esquecimento na Antiguidade Tardia: as revoltas dos bagaudas e dos circunceliões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v29i2.351

Palavras-chave:

revoltas, camponeses, heresia, história das classes subalternas, Antiguidade Tardia.

Resumo

Esse artigo apresenta alguns dos problemas com os quais eu tive de lidar ao realizar um estudo comparativo entre dois conjuntos de revoltas rurais do Império Romano tardio: as revoltas dos bagaudas na Gália e dos circunceliões na África. O artigo toma como eixo articulador a hipótese lançada por E. A. Thompson sobre o papel do esquecimento na produção dos relatos antigos sobre os bagaudas e a problematiza. Num segundo momento o artigo trata do problema relacionado à compreensão do caráter social de ambos os grupos, levando em consideração os múltiplos relatos presentes nas fontes antigas e as divergentes interpretações modernas sobre eles, enfatizando a necessidade de se reconhecer a tópica da inversão social como um elemento que diferencia os relatos sobre os revoltosos daqueles sobre a bandidagem. Outro elemento importante é o reconhecimento da heterogeneidade dos discursos cristãos com relação às classes subalternas e aos revoltosos, que apontam não para um fortalecimento do patronato rural, mas para o enfraquecimento ou para a crise dessas relações no campo tardo-romano.

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Biografia do Autor

  • Uiran Gebara da Silva, Universidade de São Paulo
    Pesquisador Associado em Pós-doutoramento no Departamento de História na Universidade de São Paulo.

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Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, U. G. da. (2016). Camponeses e esquecimento na Antiguidade Tardia: as revoltas dos bagaudas e dos circunceliões. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 29(2), 145-159. https://doi.org/10.24277/classica.v29i2.351