Zeus equilibrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v32i2.883

Palavras-chave:

Ilíada, plano de Zeus, verso homérico, estudo da forma, análise métrica, interação, estrutura anular.

Resumo

A expressão Diòs d’eteleíeto boulḗ figura no quinto verso da Ilíada. Ela enuncia a realização do plano de Zeus e tem sido pensada como um descarte em relação à norma. Isso quer dizer que comentadores interpretam o modo como a Ilíada recria esse motivo tradicional conforme as necessidades da sua lógica interna. Eu argumento, porém, que se deve perceber o jogo das oposições como na desconstrução, ou seja, não como uma invenção desdobrada sobre o fundo invisível de uma norma e em reação ao seu poder, mas como uma evidência que salta aos olhos. Por meio da análise formal, mostro que a Diòs boulḗ consiste, exatamente, na busca pelo equilíbrio entre forças contrárias. Isso significa que o plano de Zeus na Ilíada é autorreferencial. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALLEN, S. Vox Graeca. The pronunciation of Classical Greek. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Paulo Pinheiro. São Paulo: Ed. 34, 2015.

ASSUNÇÃO, T. R. Diomède et la Détresse de Nestor. Phaos, v. 4, p. 5-38, 2004.

BASSETT, S. E. The Three Threads of the Plot of the Iliad. Transactions and Proceedings of the American Philological Association, v. 53, p. 52-65, 1922.

BERTRAND, N. L’ordre des mots chez Homère. Structure informationnelle, localisation et progression du récit. Tese de doutorado na Université de Paris IV (Sorbonne), Paris, 2010. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/tel-01702387. Acesso em: 18 nov. 2019).

BIERL, A. New Trends in Homeric Scholarship. In: BIERL, A.; LATACZ, J.; OLSON, S. D. (Ed.). Homer’s Iliad. The Basel commentary. Prolegomena. Trad. W. Millis and S. Strack. Berlin, Boston: De Gruyter, 2015, p. 177-203.

BOLLACK, J. Poésie contre poésie. Celan et la Littérature. Paris: Presses Universitaires de France, 2001.

CHANTRAINE, P. Dictionnaire étymologique de la langue grecque. Histoire des mots. Paris: Klincksieck, 1977.

CLAY, J. S. The beginning and end of the Catalogue of Women and its relation to Hesiod. In: HUNTER, R. (Ed.). The Hesiodic Catalogue of Women. Constructions and Reconstructions. Cambridge: Cambridge University Press, 2005, p. 25-34.

CLAY, J. S. The Whip and Will of Zeus. Literary Imagination, v. 1, p. 40-60, 1999.

DEVINE, A. M.; STEPHENS, L. D. The Prosody of Greek Speech. Oxford: Oxford University Press, 1994.

FRIEDLÄNDER, L. (Ed.). Nicanoris ΠΕΡΙ ΙΛΙΑΚΗΣ ΣΤΙΓΜΗΣ reliquiae emendatiores. Berlin: Editio Altera, 1857.

IRIGOIN, J. Homère, l’écriture et le livre. Europe, n. 865, p. 8-19, 2001.

JUDET DE LA COMBE, P. Faire œuvre d’Homère. Philippe Rousseau lecteur de l’‘Iliade’. Geschichte der Germanistik: Historische Zeitschrift für die Philologien, v. 47/48, p. 20-34, 2015.

JUDET DE LA COMBE, P. La crise selon l’Iliade. Mètis, v. 11, p. 327-56, 2013.

JUDET DE LA COMBE, P. Sur les conflits en philologie. Texto!, v. 13, p. 1-9, 2008.

KAHANE, A. The Interpretation of Order. A Study in the Poetics of Homeric Repetition. Oxford: Oxford University Press, 1994.

KEIL, H. (Ed.). Grammatici Latini VI. Scriptores artis metricae. Leipzig: B. G. Teubneri, 1857. Disponível em: www.archive.org/details/p1grammaticilatini06keil/page/n3. Acesso em: 18nov. 2019.

KIRK, G. S. The Iliad: A Commentary. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. v. 1.

KULLMANN, W. Ein vorhomerisches Motiv im Iliasproömium. Philologus, v. 99, p. 167-192, 1955.

LORAUX, N. Les mères en deuil. Paris: Le Seuil, 1990.

LOHMANN, D. The ‘Inner Composition’ of the Speeches in the Iliad. Trad. C. Krojzl and S. R. van der Mije. In: de JONG, J. F. (Ed.). Homer: Critical assessments. London and New York: Routledge, 1999. v. 4, p. 239-57.

LOPES, A. D. L’effectivité improbable. Une étude de l’adverbe ῥεΐα, de l’adjectif χαλεπός et des termes qui en dérivent dans les poèmes homériques. Tese de doutorado defendida pela Université Marc Bloch – Strasbourg (França), sob a orientação de Jean Frère, 2008.

MARTIN, R. The Language of Heroes. Speech and Performance in the Iliad. Ithaca, New York, London: Cornell University Press, 1989.

NAGY, G. Le meilleur des Achéens. La fabrique du héros dans la poésie grecque archaïque. Trad. N. Loraux et J. Carlier. Paris: Éditions du Seuil, 1994.

O’NEILL, E. G. The Localisation of Metrical Wordtypes in the Greek Hexameter: Homer, Hesiod and the Alexandrians. Yale Classical Studies, v. 8, p. 105-78, 1942.

PUCCI, P. The Iliad. The poem of Zeus. Berlin-Boston: De Gruyter, 2018.

REDFIELD, J. The Proem of the Iliad: Homer’s Art. Classical Philology, v. 74, n. 2, p. 95-110, 1979.

REINHARDT, K. Die Ilias und ihr Dichter. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1961.

ROUSSEAU, Ph. L’intrigue de Zeus. Europe, n. 865, p. 120-58, 2001.

ROUSSEAU, Ph. Remarques sur quelques usages des structures concentriques dans la poésie archaïque grecque. In: MEYNET, R.; ONISZCZUK, J. (Ed.). Retorica biblica e Semitica 2. Atti del secondo convegno RBS (Roma, 27-29 settembre 2010). Bologne: EDB, p. 233-54, 2011.

SATTERFIELD, B. The Beginning of the Iliad. The ‘Contradictions’ of the Proem and the Burial of Hektor. Mnemosyne, v 64, p. 1-20, 2011.

SLATKIN, L. M. The power of Thetis. Allusion and interpretation in the Iliad. Berkeley, Los Angeles: University of California Press, 1991.

STANLEY, K. The Shield of Homer. Narrative Structure in the Iliad. Princeton: Princeton University Press, 1993.

STEINRÜCK, M. À quoi sert la métrique? Interprétation littéraire et analyse des formes métriques grecques: une introduction. Grenoble: Jérôme Millon, 2007.

STEINRÜCK, M. Antike Formen. Materialen zur Geschichte von Katalog, Mythos und Dialog. Amsterdam: Adolf M. Hakkert Editore, 2013.

STEINRÜCK, M. Iambos. Studien zum Publikum einer Gattung in der frühgriechischen Literatur. Hildesheim: Georg Olms Verlag, 2000.

STEINRÜCK, M. La mise en évidence. La norme moderne à l’épreuve de l’Antiquité grecque. Paris: Van Dieren Éditeur, 2009.

STEINRÜCK, M. Le style sériel chez Aristote: arguments contre l’opposition supposée des styles paratactique et hypotactique dans la Rhétorique d’Aristote. In: BÉGUELIN, M.-J. et al. (Ed.). La parataxe: entre dépendance et intégration. Neuchâtel: Peter Lang Publishing, 2010. t. 1, p. 419-28.

STEINRÜCK, M. Parabol: remarques sur la syntaxe de Parménide. Inédit.

STEINRÜCK, M. The Suitors in the Odyssey. The Clash between Homer and Archilochus. New York: Peter Lang, 2008.

STEINRÜCK, M. Un tropos de la colère? Actes du XIVème Colloque CorHaLi, 2019. Disponível em: wp.unil.ch/corhali2019/files/2019/06/Steinru%CC%88ck_Texte-Iliadic-Proem-and-Zeus-formal-considerations.pdf. Acesso em: 29 ago. 2019.

TAPLIN, O. Homeric Soundings. The Shaping of the Iliad. Oxford: Oxford University Press, 1992.

TESTENOIRE, P.-Y. À propos de la paréchèse chez Homère. In: DUBEL S. et. al. (Ed). Homère rhétorique. Étude de réception antique. Turnhout: Brepols Publishers, 2019, p. 163-176.

THOUARD, D. L’Herméneutique critique. Bollack, Szondi, Celan. Villeneuve d’Ascq: Septentrion Presses Universitaires, 2013.

WEST, M. L. Crítica textual e técnica editorial. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Dossiê Poesia Hexamétrica Grega Arcaica

Como Citar

Sabino, F. (2019). Zeus equilibrado. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 32(2), 253-281. https://doi.org/10.24277/classica.v32i2.883