Ésquilo: dramaturgia e repertório - uma discussão preliminar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v31i2.708

Palavras-chave:

Ésquilo, dramaturgia, teatro grego, repertório.

Resumo

A análise do número de obras atribuídas a Ésquilo possibilita a compreensão de algumas tendências tanto em sua dramaturgia em particular, quanto no teatro grego da primeira metade do século V a.C. Entre elas, há a exploração de questões de gênero, identidade cultural e hibridismo cênico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcus Mota, Universidade de Brasília
    Diretor do Laboratório de Dramaturgia, Universidade de Brasília Professor no PPG Metafísica,UnB e PPG Artes Cênicas,UnB.

Referências

BACON, H. Barbarians in Greek Tragedy. New Haven: Yale University Press, 1961.

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1997.

BERNARD, A. La carte du tragique. La géographie dans la tragédie grecque. Paris: Éditions du CNRS, 1985.

BIANCHETTI, S. La geografia delle Supplici di Eschilo come immagine dei valori della polis ateniese. Sileno, v. 35, p. 117-28, 2009.

BOROWSKI, Y. Laughter in Ancient Greek Drama of the Classical Period. Tragedy and Satyr Play. 2015. Tese (PhD) - Universidade de Łódź (Polônia), 2015.

Disponível em: http://dspace.uni.lodz.pl/xmlui/bitstream/handle/11089/11865/Yvonne%20Borowski%20-%20PhD% 20thesis.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

CALAME, C. Le Récit en Grèce ancienne. Énonciations et représentations de poètes. Paris: Klincksieck, 1986.

CARLSON, M. Speaking in Tongues: Language at Play in the Theatre. Michigan: University of Michigan Press, 2006.

CONSTANTINIDIS, S. (Org.) The Reception of Aeschylus Plays Through Shifting Models and Frontiers. Leiden: Brill, 2016.

CSAPO, E. The Earliest Phase of ‘Comic’ Choral Entertainments in Athens: The Dionysian Pompe and the ‘Birth’ of Comedy. In: CHRONOPOULOS, C. S.; ORTH, C. (Ed.). Fragmente einer Geschichte der griechischen Komödie / Fragmentary History of Greek Comedy. Heidelberg: Verlag Antike, 2015. (Studia Comica, 5)

CSAPO, E. The Production and Performance of Comedy in Antiquity. In: Dobrov, G. W. (Ed.). Brill’s Companion to the Study of Greek Comedy. Leiden: Brill, 2010.

DEFORGE, B. La Grèce ancienne: héritage et devenir des pensées mythico-symboliques du monde méditerranéen : le rôle crucial et méconnu d’Eschyle. Bulletin de l’Association Guillaume Budé, v. 2, p. 19-36, 2008.

DORANDI, T. Diogenes Laertius. Lives of Eminent Philosophers. Oxford: Cambridge University Press, 2013.

DUPONT, F. Eschyle. Lausane: Ides et Calendes, 2015.

FÖLLINGER, S. Aischylos. Meister der griechischen Tragödie. Munich: C. H. Beck, 2009.

FORTENBAUGH, W.; SCHÜTRUMPF, E. (Ed.). Demetrius of Phalerum. Text, Translation, and Discussion. New Brunswick: Transaction Publishers, 2000.

GANTZ, T. Aischylos’ Lost Plays: The Fifth Column. Rheinisches Museum für Philologie, v. 123, n. 3/4, p. 210-222, 1980a.

GANTZ, T. The Aischylean Tetralogy: Attested and Conjectured Groups. The American Journal of Philology, v. 101, p. 133-64, 1980.

GARVIE, A.F. The Plays of Aeschylus. Bristol: Bristol Classical Press, 2013.

GRIFFITH, M. Aeschylus. Prometheus Bound. Oxford: Cambridge University Press, 1983.

GRIFFITH, M. The poetry of Aeschylus (In its Traditional Contexts). In: JOUANNA, J; MONTANARI, F.; HERNÁNDEZ, A-C. (Org.). Eschyle à l’aube du théâtre occidental: neuf exposés suivis de discussions. Genève: Fondation Hardt, 2009. p. 1-55.

GRIFFITH, M. The Authenticity of Prometheus Bound. Oxford: Cambridge University Press, 1977.

HALL, E.; HARROP, W. Theorising Performance. Greek Drama, Cultural History and Critical Practice. Londres: Bloomsbury, 2010.

HERINGTON, J. Aeschylus. New Haven: Yale University Press, 1986.

KENNEDY, R. F. (Org.). Brill’s Companion to the Reception of Aeschylus. Leiden: Brill, 2018.

KENNEDY, R.F. Justice, Geography and Empire in Aeschylus’ Eumenides. Classical Antiquity, v. 25, n. 1, p. 35-72, 2006.

LÄMMLE, R. Poetik des Satysrpiels. Heidelberg: Universitätsverlag Winter, 2013.

LUCAS DE DIOS, J. M. Esquilo. Fragmentos: Testimonios. Madrid: Gredos, 2008.

MARTEL, J. M. Semántica y hermeneútica em las glosas y escolios de las tragedias de Esquilo. 1999. Tese (Doutorado) - Universidad de La Laguna, 1999.

McCALL, M. Aeschylus. Blackwell Introductions to the Classical World. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2017.

METTE, H.J. Der verlorene Aischylus. Berlin: Akademie-Verlag, 1963.

MOTA, M. A performance como argumento: discussão de conceitos básicos a partir da teatralidade para a compreensão da produção textual na Grécia Antiga. In: SOARES, C.; BRANDÃO, J. L.; CARVALHO, P. (Org.). História Antiga: Relações Interdisciplinares. Fontes, Artes, Filosofia, Política, Religião e Recepção. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018. p. 165-82.

MOTA, M. Teatro Grego: Novas Perspectivas. In: CORNELLI, G.; COSTA, G. (Org.). Estudos Clássicos. Cinema, Literatura,Teatro e Arte. São Paulo: Annablume, 2014. p. 85-106.

MOTA, M. A dramaturgia musical de Ésquilo. Brasília: Universidade de Brasília, 2008.

MOTA, M. Introdução à dramaturgia ateniense: espaço, som e organização textual. Dramaturgia em Foco, v. 1, p. 78-95, 2017.

PALLADINI, L. Traces of ‘Intellectualism’ in Aeschylus, Hermes, v. 129, p. 331-458, 2001.

PAUSANIAS. Description of Greece. Cambridge: Loeb Classical Library; Harvard University Press, 1934.

PODLECKI, A. Aiskhylos Satyrikos. In: HARRISON, G. (Org.) Satyr Drama. Tragedy at Play. Swansea: Classical Press of Wales, 2005. p. 1-20.

RADT, S. Tragicorum Graecorum Fragmenta. Vol. III: Aeschylus. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 2009.

RAMELLI, I. Tutti i frammenti con la prima traduzione degli scolii antichi. Milano: Bompiani, 2009.

REVERMANN, M.; WILSON, P. (Org.). Performance, Iconography, Reception. Studies in Honour of Oliver Taplin. Oxford: Oxford University Press, 2008.

ROSE, P. Aeschylus’ Geographic Imagination, Classica, v. 22, n. 2, p. 270-80, 2009. http://doi.org/10.14195/2176-6436_22-2_8

ROSENMEYER, T. The Art of Aeschylus. Oakland: University of California Press, 1982.

SANSONE, D. The Place of the Satyr Play in the Tragic Tetralogy. Prometheus, v. 41, p. 3-36, 2015.

SHAW, C. Satyric Play: The Evolution of Greek Comedy and Satyr Play. Oxford: Oxford University Press, 2014.

SOMMERSTEIN, A. Aeschyelan Tragedy. Bari: Levante Editori, 1996.

SOMMERSTEIN, A. La tetralogia di Eschilo sulla guerra persiana. Dionysus ex Machine, v. 1, p. 4-20, 2010.

SOMMERSTEIN, A. Aeschylus. Cambridge: Harvard University Press, 2008. 3 v.

SOMMERSTEIN, A. H. Comic elements in tragic language: the case of Aeschylus’ Oresteia. In: WILLI, A. (Org.). The Language of Greek Comedy. Oxford: Oxford University Press, 2002. p. 151-68.

SOUSA E SILVA, M. F. Ésquilo. O primeiro dramaturgo europeu. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2005.

STANCHI, N. La presenza assente. L’attesa del personaggio fuori scena nella tragedia greca. Milano: LED Edizioni Universitarie, 2007.

STEVENS, P. T. Colloquial Expressions in Aeschylus and Sophocles. Classical Quarterly, v. 39, n. 3/4, p. 95-105, 1945.

STINTON, T. C. W. Interlinear Hiatus in Trimeters. Classical Quarterly, v. 27, n. 1, p. 67-72, 1977.

SUTTON, D. A Handlist of Satyr Plays. Harvard Studies in Classical Philology, v. 78, p. 107-43, 1974.

SUTTON, D. The Greek Satyr Play. Meseinheim am Glan: Hain, 1980.

TAPLIN, O. The Stagecraft of Aeschylus. Oxford: Oxford University Press, 1977.

TORRANCE, I. Aeschylus. Oxford Bibliographies. Oxford: Oxford University Press, 2011.

USSHER, R. G. The Other Aeschylus. A Study of the Fragments of Aeschylean Satyr Plays. Phoenix, v. 31, p. 287-99, 1977.

WARTELLE , A. Histoire du texte d’Eschyle. Paris: Belles Lettres, 1971.

WEST, M. L. Studies in Aeschylus. Stuttgart: B. G. Teubner, 1990a.

WEST, M. L. Colloquialism and Naive Style in Aeschylus. In: WEST, M. L. Hellenica. Selected Papers on Greek Literature and Thought. v. II. Lyric and Drama. Oxford: Oxford University Press, 2013. p. 203-214.

WEST, M. L. Aeschyli Tragoediae: cum incerti poetae Prometheo. Stuttgart: B. G. Teubner, 1990.

WILSON, P. The Athenian Institution of the Khoregia: The Chorus, the City and the Stage. Oxford: Cambridge University Press, 2000.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mota, M. (2018). Ésquilo: dramaturgia e repertório - uma discussão preliminar. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 31(2), 75-88. https://doi.org/10.24277/classica.v31i2.708