Neologismos em De Gestis Mendi de Saa

Autores

  • João Bortolanza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v13i13/14.499

Palavras-chave:

Neologismos, Gens Basillica, armas de fogo.

Resumo

Este artigo é o resultado parcial de minha pesquisa sobre o Lexicon do poema épico, o primeiro das Américas, De Gestis Mendi de Saa (1563), de Anchieta. O aspecto considerado são os neologismos empregados neste poema, para realizar um dos glossários do Lexicon Concordantiarum, objetivo de minha pesquisa. Neste trabalho, apresento os neologismos referentes a animais característicos, às armas de fogo e à Gens Brasillica: seus utensílios, seu habitat e outros aspectos de sua cultura. O objetivo é analisar o latim de Anchieta, sua habilidade em criar perífrases, com uma adjetivação precisa, para significar as novas realidades, em criar neonímias ou em atribuir novos semas aos vocabulos clássicos. Excelente humanista, Anchieta soube transmitir o novo na língua universal com muita propriedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Bortolanza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Departamento de Letras

    Campus Dourado, UFMS

Referências

ANCHIETA, Pe. Jose de. De Gestis Mendi de Saa. Introdução, versão e notas do Pe. Armando Cardoso. São Paulo: Edições Loyola, 1986.

FERREIRA, Aurélio B. de H. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

GAFFIOT, Felix. Dictionnaire Latin-Francais. Paris, Hachette, s/d.

SARAIVA, F. R. dos Santos. Novíssimo Dicionário Latino-Português. 11a. ed. Rio de Janeiro; Belo Horizonte: Garnier, 2000.

Downloads

Publicado

2001-12-01

Edição

Seção

Classicismo e Modernidade

Como Citar

Bortolanza, J. (2001). Neologismos em De Gestis Mendi de Saa. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 13(13/14), 383-392. https://doi.org/10.24277/classica.v13i13/14.499