Orientações para o estudo dos Hieroì Lógoi de Aristides: composição, edições, traduções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v30i1.419

Palavras-chave:

Élio Aristides, Hieroì Lógoi, documentação escrita.

Resumo

A composição dos Hieroì Lógoi de Élio Aristides (c. 170 E.C.), debatida pela historiografia e pelos estudos clássicos, sinaliza elementos importantes sobre sua especificidade em meio à totalidade dos discursos do autor. A partir da tradição retórica e por meio do gênero da aretalogia e da autobiografia, o autor pretende oferecer um discurso autêntico e enaltecer Asclépio, deus ao qual se oferece como devoto, como paciente e como pupilo. Neste artigo, com o interesse de instrumentalizar o aprofundamento das investigações em torno dessa obra ainda pouco estudada no Brasil, apresentamos um extenso levantamento de seus manuscritos, edições e traduções. Além disso, discutimos alguns problemas relevantes sobre sua condição enquanto documento histórico, principalmente em torno de sua identidade e dos processos de sua composição.

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Biografia do Autor

  • Lolita Guimarães Guerra, Universidade Estadual do Rio de Janeiro
    Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas lotada no Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, área de História Antiga.

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Publicado

2017-10-17

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Seção

Artigos

Como Citar

Guerra, L. G. (2017). Orientações para o estudo dos Hieroì Lógoi de Aristides: composição, edições, traduções. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 30(1), 103-120. https://doi.org/10.24277/classica.v30i1.419