Theatrum mundi: filologia e imitação

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DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v33i2.942

Palavras-chave:

Theatrum mundi, imitação, Filologia Clássica, Teoria da Filologia, epistemologia, Plauto.

Resumo

Este artigo trata de aspectos da Filologia Clássica (aqui entendida lato sensu, designando a área no Brasil também referida como Letras Clássicas, ou Estudos Clássicos) que podem ser concebidos como fatores mais amplos no vasto domínio das artes e ciências. Por meio de um estudo do tópos literário e filosófico do “teatro do mundo” (theatrum mundi), a imitação é aqui apreciada como objeto da investigação filológica e como um princípio que estrutura suas atividades. Uma breve análise de uma passagem da comédia plautina O soldado fanfarrão (Mil. 200-215) oferece uma amostra de como a imitação do objeto se evidencia em diferentes abordagens metodológicas e tarefas filológicas, tais como o estabelecimento do texto em uma edição crítica e sua interpretação. O fato de que seu objeto, seus procedimentos e resultados são necessariamente construídos pelo pesquisador, e sempre provisórios, é uma das características que a Filologia Clássica compartilha com outros campos acadêmicos – não apenas as ciências do texto, mas também as outras ciências humanas e exatas – bem como com as artes dramáticas.

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Biografia do Autor

  • Isabella Tardin Cardoso, Instituto de Estudos da Linguagem Universidade Estadual de Campinas

    Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1993), fez mestrado (2000) e doutorado (2005) em Letras Clássicas na Universidade de São Paulo, e pós- doutorados em Filologia Clássica na Universidade de Heidelberg (Alemanha), com bolsa da Fundação Alexander von Humboldt (desde 2006), da Fapesp (2008 e 2010) e estágio sênior da Capes (2015). Professora da Universidade Estadual de Campinas, defendeu sua Livre-docência em 2018. Leciona língua e literatura latina, com interesse em orientação sobretudo nos seguintes temas: oratória e direito antigo, teatro romano antigo, filosofia romana, poesia augustana. Desenvolve projetos de pesquisa sobre: o discurso jurídico antigo, gêneros dramáticos na obra de Cícero; o topos do Theatrum mundi na literatura romana antiga; poética latina; epistemologia da Filologia Classica (com o projeto Teoria da Filologia/Theorie der Philologie). É pesquisadora (desde 2001) e professora convidada (desde 2006) no Seminar für Klassische Philologie da Universidade de Heidelberg (Alemanha).

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2020-12-31

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Como Citar

Cardoso, I. T. (2020). Theatrum mundi: filologia e imitação. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 33(2), 121-149. https://doi.org/10.24277/classica.v33i2.942