Culto heróico, cerimônias fúnebres e a origem dos Jogos Olímpicos

Autores

  • Haiganuch Sarian Museu de Arqueologia e Etnologia - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v9i9/10.511

Palavras-chave:

Grécia, Olímpia, jogos olímpicos, jogos fúnebres, culto heróico, cultos agrários.

Resumo

Organizados e instituídos em 776 a.C., em Olímpia, os Jogos Olímpicos recuam, entretanto, no tempo, quando suas origens se identificam com a própria história do santuário. Referências significativas em Píndaro (Olímpicas), e em Pausânias (5,13) apontam para o mito de Pélope, herói local que havia vencido em duelo Enomau, pai de Hipodâmia, num rito nupcial e de sucessão ao trono, façanha que o prestigiou, após a sua morte, com um santuário caracterizado como um herôon, em cujas proximidades Héracles, seu descendente, deu início à prática de Jogos Fúnebres em sua honra. Pode-se supor que antes de consagrar Zeus em Olímpia, os concursos atléticos tenham homenageado Pélope. À menção de Pausânias, acrescentam-se as descobertas arqueológicas que identificaram e recuperaram o túmulo de Pélope - o Pelópion, cujos vestígios remontam ao início do I rnilênio a.C., evidenciando tratar-se da primeira instalação de caráter cultual no santuário de Olímpia. Desses Jogos Fúnebres tem-se uma ideia mais precisa com base nos funerais de Pátroclo tal como os registram a poesia homérica e as representações figuradas arcaicas que, como todas as cerimônias funerárias na Grécia antiga, correspondiam a um ritual de revigoração do morto e, em consequência, da comunidade. Neste contexto, enriquece-se o sentido dos Jogos Olímpicos na Grécia antiga que, em sua origem, estariam também vivificando o grupo social. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AHLBERG, G. Prothesis and ekphora in Greek Geometric Art. Goteborg: Paul ktrorns Forlag, 1971.

ALCOCK, S. E. Tomb cult and the post-classical polis. American Journal of Archaeology, New York, v. 95, p. 447-467, 1991.

ANTONACCIO, C. M. Contesting the past: hero cult, tomb cult and epic in early Greece. American Journa1 of Archaeology, New York, v. 98, p. 389-410, 1994.

ANTONACCIO, C. M. An archaeology of ancestors: tomb cult and hero cult in early Greece. Lanham, Maryland: Rowman and Littlefield, 1995 (Greek Studies: Interdisciplinary Approaches).

ARIAS, P. E.; HIRMER, M. A History of Greek Vase Painting. London: Thames and Hudson, 1962.

BERARD, C. L'Hérôon à la porte de l'Ouest. Berne: A. Francke, 1970 (Éretrie, fouilles et recherches, 111).

BÉRARD, C. Recuperer la mort du prince: héroïsation et formation de la cité. In: GNOLI, G.; VERNANT, J. P. (Dir). La mort, les morts dans les sociétés anciennes. Cambridge: Cambridge University Press; Paris: Editions de la Maison des Sciences de l'Homme, 1982. p. 89-105.

BÉRARD, C. L'héroïsation et la formation de la cité: un conflit idéologique. In: Architecture et Société. De I’Archaïsme grec à la fin de la République Romaine. Actes du Colloque organisé par le Centre National de la Recherche Scientifique et l'École Française de Rome (Rome 2-4 dec. 1980). Paris: CNRS; Roma: Ecole française de Rome, 1983 (Collection de l'École Française de Rome, 66), p. 43-62.

BILINSKI, B. L'agonistica sportiva nelh Grecia antica. Aspetti sociali e ispirmione letterarie. Roma Angero Signoreili Editore, 1959 (Accademia Pollaca di Scienze e Lettere. Biblioteca di Roma, fasc. 12).

BRELICH, A. Gli eroigreci. Unproblema storico-religioso. Roma: Edizioni dell'Ateneo, 1958.

CALLIGAS, P. G. Hero-cult in Early Iron Age Greece. In: HÄGG, R.; MARINATOS, N.; NORDQLJIST, G. C. (Ed.). Early Greek Cult Practice. Proceedings of the Fifth International Symposium at the Swedish Institute at Athens, 26-29 June, 1986. Stokholm, 1988. Acta Instituti Atheniensis Regni Sueciae. Series in-4º, 38, p. 229-234.

COLDSTREAM, J. N. Hero-cults in the Age of Homec Journal of Hellenic Studies, London, v. 96, p. 8-17, 1976.

COLDSTREAM, J. N. Geometric Greece. London: Ernst Benn, 1977.

COOK, J. M. The cult of Agamemnon at Mycenae. In: Geras Antoniou Keramopoulou. Atenas, 1953. p. 112-118.

CORNFORD, F. M. The origin of the Olympic Games. In: HARRISON, J. Themis. A study of the social origins of Greek Religion. London: Merlin Press, 1977 [l. ed. 1963], p. 2 12-259.

D'AGOSTINO, B. Tombe “principesche” dell'0rientalizzante antico da Pontecagnano. Monumenti Antichi. Accademia Nazionale dei Lincei Roma, Serie Miscellanea 11: 1, 1977, p. 1-110.

D'AGOSTINO, B. L’ideologia funeraria nell'età del Ferro in Campania: Pontecagnano. Nascita di un potere di funzione stabile. In: GNOLI, G.; VERNANT, J.-P. (Ed.). La mort, les morts dans le sociétés anciennes. Paris: Editions de la Maison des Sciences de l'Homme; Cambridge University Press, 1982. p. 203-221.

DELCOURT, M. Legendes et cultes de heros en Grece. Paris: Presses Universitaires de France, 1942.

DEVAMBEZ, P. Les premiers siecles de l'Art Grec. In: DEVAMBEZ, P. (Dir.). Histoire de l’Art 1. Le Monde non-chretien. Paris: Gallimard, 1961 (Encyclopedie de Ia Pleiade), p. 586-618.

FARNELL, L. R. Greek hero cults and idem of immortality. Oxford: Clarendon Press, 1921.

FOUCART, M. P. Le culte des heros chez les Grecs. Paris: Imprimerie Nationale, 1918.

GARDINER, E. N. Greek athletics sports and festivais. London: Macmillan, 1910 (Handbooks of Archaeology and Antiquities).

GARDINER, E. N. Olympia. Its history and remains. Oxford: Clarendon Press, 1925.

GARDINER, E. N. Athletics of the ancient world. Oxford: Clarendon Press, 1930.

HADZISTELIOU-PRICE, TH. Hero-cult and Homer. Historia, Wiesbaden, v. 22, p. 129-143, 1973.

HERRMANN, H. -V. Zur Ätesten Geschichte von Olympia. Mitteiluugen des Deutschen Archäologischen Institut. Athen; Berlin, 1962. p. 3-34.

HERRMANN, H. Olympia. Heiligtum und Wettkampfstätte. München: Hirmer Verlag, 1972.

JEFFERY, L. H. The local scripts ofArchaic Greece. Oxford: Clarendon Press, 1961.

KARAGEORGHIS, V. Sahmis in Cyprus. Homeric, Hellenistic andRoman. London: Thames and Hudson, 1969.

LÉVÊQUE, P. Continuités et innovations dans la religion Grecque de la première moitié du 1er. millénaire. La Parola del Passato, Napoli, v. 28, p. 23-50, 1972.

LÉVÊQUE, P. Approache ethno-historique des concours grecs. Klio, Berlin, v. 64, p. 5-20, 1982.

MORGAN, C. Athletes and oracles. The transformation of Olympia and Delph in the eighth century B. C. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

MORRIS, I. Tomb cult and the “Greek Renaissance”: the past in the present in the 8th. century B. C. Antiquity, London, v. 62, p. 750-761, 1988.

MYLONAS, G. E. The figured Mycenaean stelai. American Journal of Archaeology, New York, p. 154-170,1951.

POPHAM, M. R.; TOULOUPA, E.; SACKETT; L. H. The hero of Lefkandi. Antiquity, Newbury, v. 56, p. 169-174,1982.

ROLLEY, C. De la métallurgie aux sanctuaires: rupture ou continuité? In: ROLLEY, C. Les trepieds a cuve clouée. Paris: Ed. De Boccard, 1977 (Fouilles de Delphes V, 3).

ROLLEY, C. Les grands sanctuaires panhelléniques. In: HÄGG, R. (Dir.). The Greek Renaissance of the Eighth Centuty B. C. Proceedings of the Second International Symposium at the Swedish Institute in Athens, 1-5 June, 198l.Acta Instituti Atheniensis Regni Sueciae, Series in 4º, XXX. Stockholm, 1983, p. 109-114.

SARIAN, H. L'héritage mycénien: continuités et ruptures (La civilisation). In: TREUIL, R. et alii. Les civilisations égéennes du Néolithique et de l’Âge du Bronze. Paris: Presses Universitaires de France, 1989, p. 585-593 (Nouvelle Clio: l'Histoire et ses Problemes).

SCHNAPP-GOURBEILLON, A. Les funerailles de Patrocle. In: GNOLI, G.; VERNANT, J.-P. (Dir.). La mort, les morts dans les sociétés anciennes. Cambridge: Cambridge University Press; Paris: Editions de la Maison des Sciences de l'Homme, 1982. p. 77-88.

SNODGRASS, A. Les origines du culte des heros dans la Grece antique. In: GNOLI, G.; VERNANT, J.-P. (Dir.). La mort, les morts dans les sociétés anciennes. Cambridge: Cambridge University Press; Paris: Editions de la Maison des Sciences de l'Homme, 1982. p. 107-119.

SNODGRASS, A. The archaeology of hero. AION. Annali dell'lstituto universitario orientali di Napoli. Dipartamento di Studi del Mondo Classico e de1 Mediterraneo antico, Sezione di archeologia e storia antica. Roma, v. 10, p. 19-26, 1988.

TORRALVO, A. C. A iconografia das estelas funerarias dos Círculos Tumulares A e B de Micenas. Classica, São Paulo, v. 7/8, p. 33-51, 1994-1995.

VALLOIS, R. Les origines des Jeux Olympiques. Mythes et Realites. Revue des Etudes Anciennes. Talence, v. 28, p. 305-322, 1926.

YALOURIS, N. (Org.). The Olympic Gumes. Atenas: Ekdotike Athenon S. A., 1976.

YALOURIS, N. La contribution des Jeux au développement des Lettres et des Arts en Grece ancienne. Classica, São Paulo, v. 1, p. 79-87, 1988.

WHITLEY, A. J. M. Tomb cult and hero cult: the uses of the past in Archaic Greece. In: SPENCER, N. (Ed.) . Time, tradition and society in Greek Archaeology: Bridging the "Great Divide". London; New York: Routledge, 1995 (Theoretical Archaeological Group) p. 43-63.

ZERVOS, C. La civilisation hellénique. XIe-VIIIe s. Paris: Editions "Cahiers d'Ari", 1969.

Downloads

Publicado

1997-12-19

Edição

Seção

Jogos e Espetáculos no Mundo Antigo

Como Citar

Sarian, H. (1997). Culto heróico, cerimônias fúnebres e a origem dos Jogos Olímpicos. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 9(9/10), 45-60. https://doi.org/10.24277/classica.v9i9/10.511