A epístola como exemplo de texto escrito

Autores

  • Marcos Martinho dos Santos Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v11i11/12.460

Palavras-chave:

epistolografia, Horácio, poética, retórica, Aristóteles, hypókrisis, escrita e oralidade, prépon.

Resumo

Valendo-me das Epístolas de Horácio e do confronto destas com a Poética e a Retórica de Aristóteles, primeiro investigo a hypókrisis da epístola, de modo a qualificar esta como essencialmente graphiké e, daí, destinada, não a ouvinte ou espectador, mas a leitor. Depois deduzo dessa qualidade, que respeita a elocução, a matéria mais conveniente a epístola, que respeita a invenção, de modo a entender tal conveniência como prépon da epístola; por exemplo, nas Epístolas de Horácio, o elogio do campo e repúdio da cidade seriam, nesse sentido, não um gosto particular do Autor, mas uma matéria que, de modo geral, se harmoniza com elocução que, justamente, se dirige ao leitor, isto é, ao âmbito privado [= campo], e repudia o ouvinte e espectador, isto é, o âmbito público [= cidade].

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARISTOTLE. The art of rhetoric. With an English translation by J. H. Freese. 8. ed. Cambridge; London: Harvard University Press, 1991.

ARISTOTLE. The poetics. With an English translation by W. H. Fyfe. 5 ed. Cambridge; London: Harvard University Press, 1953.

HORACE. Satires. Epistles. Ars poetica. With an English translation by H. R. Fairclough. 13 ed. Cambridge; London: Harvard University Press, 1991.

Downloads

Publicado

1999-12-04

Edição

Seção

Outros temas sobre a Antiguidade Clássica

Como Citar

Santos, M. M. dos. (1999). A epístola como exemplo de texto escrito. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 11(11/12), 233-246. https://doi.org/10.24277/classica.v11i11/12.460