L'apparition de l’écriture dans le monde égéen a l’Age du Bronze

Autores

  • René Treuil Université de Paris I

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v11i11/12.451

Palavras-chave:

Egeu, Balkans, Creta, Neolítico, Idade do Bronze, pintaderas, plaquetas, signos, selos, pré-escrita, escrita, tabletes, marcas de ceramista, marcas de pedreiro, hieroglífica, linear A.

Resumo

Este artigo tem por objetivo focalizar as etapas que levaram ao aparecimento da escrita, no mundo egeu, bem como discutir suas possíveis causas. O Neolítico presencia a passagem da marca simples, herdada do Paleolítico, ao verdadeiro signo, escrito sobre um tablete ou uma plaqueta, não tendo as pintaderas e as assim chamadas “pré-escritas” nada, provavelmente, a ver com esse fato. O Bronze Antigo, adotando o selo como instrumento de controle, associa o signo ao utensílio e, com as marcas de ceramista, utiliza o primeiro sistema de notação conhecido na região. Com o aparecimento do sistema palaciano, Creta amplia as utilizações precedentes e lhes acrescenta um segundo sistema de notação, representado pelas marcas de pedreiro; adota sobretudo, porem, a escrita hieroglífica, e, em seguida, a linear A para as necessidades da contabilidade palaciana e privada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Sem referências

Publicado

1999-12-04

Edição

Seção

Escrita e Oralidade no Mundo Antigo

Como Citar

Treuil, R. (1999). L’apparition de l’écriture dans le monde égéen a l’Age du Bronze. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 11(11/12), 99-121. https://doi.org/10.24277/classica.v11i11/12.451