El "Escudo de Heracles" de Hesíodo: écfrasis y narración en la épica arcaica

Autores

  • David Konstan Brown University

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v13i13/14.442

Palavras-chave:

Écfrasis, narrativa, Hesíodo, Homero, Catulo

Resumo

No "Escudo de Héracles" e no carmen 64 de Catulo (o "epitalâmio" de Peleu e Tetis), a écfrasis ocupa praticamente a metade do poema. Embora a de Catulo descreva como Teseu abandona Ariadne e consista, dessa forma, numa narrativa paralela à história principal, o escudo hesiódico não é uma narrativa propriamente dita e, sim, uma sequência de imagens distintas que existem simultaneamente, como em um desenho. Este artigo examina como a écfrasis hesiódica detém o movimento do tempo narrativo e apresenta uma comparação detalhada do "Escudo de Héracles" com a descrição do escudo de Aquiles na Ilíada. Embora ambas as écfrases suspendam o tempo narrativo, a de Hesíodo é mais fiel à simultaneidade das artes plásticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Konstan, Brown University

Faculty of Arts & Science

Classics

Referências

BECKER, Andrew Sprague. The shield of Achilles and the poetics of ekphrasis. Lanham: Rowman and Littlefield, 1995.

CONNELLY, Jane Breton. "Narrative and image in Attic vase painting: Ajax and Kassandra at the Trojan Palladion". En HOLLIDAY, 1993, p. 88-129.

ELSNER, Jas, ed. Art and text in Roman culture. Cambridge: Carnbridge University Press, 1996.

ELSNER, Jas. (1996a). "Introduction". En ELSNER, 1996.

ELSNER, Jas. (1996b). "Inventing imperium: texts and the propaganda of monuments in Antiquity". En ELSNER, 1996, p. 32-53.

FOWLER, D.P. "Narrate and describe: the problem of ekphrasis". JRS, v.8 1, p. 25-35, 1991.

FOWLER, Don. "Even better than the real thing: a tale of two cities". En ELSNER, 1996, p. 57-74.

GOLDHILL, Simon; OSBORNE, Robin, edd. Art and text in ancient Greek Culture. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

HOLLIDAY, Peter J., ed. Narrative and eaent in ancient an. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

HORSFALL, Nicholas. "Dido in the light of History". En HARRISON, S. J., ed. Oxford readings in Vergil's Aeneid. Oxford: Clarendon Press, 1990 [orig. 1973-74], p. 127-40.

HUET, Valérie. "Stories one might te11 of Roman art: reading Trajan's Colurnn and the Tiberius cup". En ELSNER, 1996, p. 9-31.

KONSTAN, David. "Neoteric epic: Catullus 64". In BOYLE, A.J., ed. Critical essays on Roman literature: epic. London: Routledge, 1993. p. 59-78.

KRIEGER, Murray. Ekphrasis: the illusion of the natural sign. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1992.

LAIRD, Andrew. "Ut figura poesis: Writing art and the art of writing in Augustan poetry". En ELSNER, 1996, p. 75-102.

LESSING, Gottfried E. Laocoön: on the limits of painting and poetry. Trad. E.A. McCormick. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1984.

LISSARAGUE, Francois. "Epiktetos egraphsen: the writing on the cup". En GOLDHILL & OSBORNE, 1994, p. 12-27.

PERUTELLI, Alessandro. "L'inversione speculare: per una retorica dell'ekphrasis". MD, v. 1, p. 87-98, 1978.

PUTNAM, Michael C.J. Virgil's epic designs: ekphrasis in the Aeneid. New Haven: Yale University Press, 1998.

ROBERTS, Michael. The jeweled style: poetry and poetics in late Antiquity. Ithaca: Comell University Press, 1989.

SHARROCK, Alison. "Representing metamorphosis". En ELSNER, 1996, p. 103-30.

SNODGRASS, Anthony M. Narrative and allusion in archaic Greek art. London: Leopard's Head, 1982.

SPIVEY, Nigel. Understanding Greek sculpture: ancient meanings, modem readings. London: Thames and Hudson, 1996.

Publicado

2001-12-01

Como Citar

Konstan, D. (2001). El "Escudo de Heracles" de Hesíodo: écfrasis y narración en la épica arcaica. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 13(13/14), 59–69. https://doi.org/10.24277/classica.v13i13/14.442

Edição

Seção

Artigos