O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides

Wilson Alves Ribeiro Jr.

Resumo


Nas tragédias de Eurípides com plano e fuga (i.e. Medeia, Ifigênia em Táuris, Helena e Orestes), enganos são preparados e executados em cena pelos personagens como performances dentro da própria performance trágica. A análise dos principais elementos dessas enganosas cenas sugere que o planejamento, os recursos retóricos e a atuação dos atores equiparam o enganador a um diretor-encenador que atua em sua própria peça, enquanto o papel do enganado pode ser melhor descrito como o de uma audiência moderna que, ao contrário da plateia grega, em geral não faz ideia do que está realmente acontecendo naquele momento. Passagens típicas da Medeia e da Helena são discutidas no artigo.

Palavras-chave


Eurípides; tragédia; engano; teatro grego; Medeia; Helena; encenação; performance; metateatro.

Texto completo:

PDF

Referências


ABEL, L. Metatheatre: A New View of Dramatic Form. New York: Hill & Wang, 1963.

BLUNDELL, M.W. Helping Friends and Harming Enemies: A Study in Sophocles and Greek Ethics. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

DIGGLE, J. Euripidis Fabulae. Oxford: Clarendon Press, 1981-1994. 3 v.

GOWARD, B. Telling Tragedy. Narrative Technique in Aeschylus, Sophocles and Euripides. London: Duckworth, 1999.

PARMENTIER, L.; GRÉGOIRE, H. Euripide / Les Troyennes, Iphigénie en Tauride, Électre. Paris: Les Belles Lettres, 1925.

PATIN, M. Étude sur les tragiques grecs: Euripide tome II, v. 4. 2ème éd. Paris: Hachette, 1858.

RIBEIRO JR., W.A. Enganos, enganadores e enganados no mito e na tragédia de Eurípides. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: .

WRIGHT, M. Euripides’ Escape-Tragedies. Oxford: Oxford University Press, 2005.




DOI: https://doi.org/10.24277/classica.v28i2.239

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Wilson Alves Ribeiro Jr.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 Classica está licenciada sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional