O ensino de língua latina no Brasil: percursos e perspectivas

Autores

  • Leni Ribeiro Leite Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marihá Barbosa e Castro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.24277/classica.v27i2.226

Palavras-chave:

Ensino de Línguas, Língua Latina

Resumo

Com base em estudos anteriores sobre o  desenvolvimento do ensino básico e superior no Brasil, e como  primeira etapa de um estudo mais amplo acerca das propostas e  perspectivas do ensino de língua latina no Brasil, este trabalho  procurou traçar um panorama do ensino de línguas clássicas,  em especial da língua latina no Brasil, desde o período colonial,  buscando compreender os movimentos que levaram à situação  atual, em que a língua latina ocupa espaço mínimo nos currículos  universitários, em geral apenas dos cursos de Letras. Em seguida,  procurou-se esboçar o quadro atual dos debates na área do ensino  de língua latina na universidade brasileira, apontando-se os  principais desafios enfrentados pelos pesquisadores da área. 

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Biografia do Autor

  • Leni Ribeiro Leite, Universidade Federal do Espírito Santo
    Leni Ribeiro Leite é doutora em Letras Clássicas, professora de Língua e Literatura Latinas na Universidade Federal do Espírito Santo, vinculada aos Programa de Pós Graduação em Letras e em História daquela Instituição.
  • Marihá Barbosa e Castro, Universidade Federal do Espírito Santo
    Marihá Barbosa e Castro é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2014-12-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Leite, L. R., & Castro, M. B. e. (2014). O ensino de língua latina no Brasil: percursos e perspectivas. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 27(2), 53-77. https://doi.org/10.24277/classica.v27i2.226