Tímoria e páthos em Medeia, de Eurípides

Autores

  • Margarida Pontes Timbó Universidade Federal do Ceará
  • Ângelo Bruno Lucas de Oliveira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14195/2176-6436_22-2_5

Palavras-chave:

Medeia, tragédia, vingança, sofrimento.

Resumo

Este texto apresenta algumas considerações acerca da tímoria (a vingança) e do páthos (o sofrimento), na tragédia Medeia, de Eurípides, escrita por volta do século V a.C. A imagem da Medeia imortalizada para os leitores é aquela mulher melancólica, que sofre devido ao abandono do homem amado; monstruosa e vingativa, atinge o ápice de seu desespero quando mata os próprios filhos para ferir o esposo infiel. O ciúme serve de mote ao filicídio, gerando a tímoria e, em consequência, o páthos. Rejeitada pelo amado, Medeia simboliza a mulher impulsiva, passional, que castiga drasticamente o esposo pelo perjúrio cometido. Medeia trágica foge aos padrões da mulher ateniense da época de Eurípides; tal fato sugere que ela não seria o tipo de esposa ideal. A tragédia em foco prenuncia ao ateniense do período sua possível condição ao tornar-se grego: encontrar um caminho inverso ao da glória, o risco de tornar-se bárbaro como Medeia, reflexo da vingança e do sofrimento diante de infortúnios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os Pensadores 2: Ética a Nicômaco)

BRANDÃO, Junito de Souza. Jasão e os argonautas. In: ______. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 2007.

EURÍPEDES. Medeia. Trad. Miroel Silveira e Junia Silveira Gonçalves. Rio de Janeiro: Victor Civita, 1982.

FREUD, Sigmund. A sexualidade feminina. In: ______. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

FREUD, Sigmund. As neuropsicoses de defesa. In: ______. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

FREUD, Sigmund. As neuropsicoses de defesa. In: ______. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

FREUD, Sigmund. Obsessões e fobias. In: ______. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KURY, Mário da Gama. Introdução à tragédia Medeia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.

LESKY, Albin. A tragédia grega. São Paulo: Perspectiva, 1990.

Downloads

Publicado

2009-12-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Timbó, M. P., & Oliveira, Ângelo B. L. de. (2009). Tímoria e páthos em Medeia, de Eurípides. Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos, 22(2), 229-239. https://doi.org/10.14195/2176-6436_22-2_5