Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Classica é um periódico de caráter científico e interdisciplinar da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, destinado à divulgação de trabalhos originais e inéditos sobre os diversos aspectos das culturas da Antiguidade Clássica e outras culturas do Velho Mundo. De ótica diversificada, Classica busca difundir pesquisas desenvolvidas no campo dos Estudos Clássicos e promover o constante diálogo entre a História, a Literatura, a Antropologia, a Arqueologia, a Linguística, as Artes e a Filosofia. Os trabalhos são publicados, preferencialmente, em português, espanhol, inglês, francês ou italiano.

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Publicação de resultados novos e consolidados de pesquisas – de 3.000 a 8.000 palavras. São acolhidos trabalhos inéditos de doutores, pós-graduandos em nível de Doutorado e mestrandos em coautoria com seus orientadores

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Publicação de revisões críticas de aspectos da Antiguidade, apresentados de modo abrangente e discutidos amplamente em suas implicações – de 6.000 a 10.000 palavras. São acolhidos trabalhos inéditos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Depoimentos

Apresentação de entrevistas com nomes de expressão reconhecida na área de Estudos Clássicos, precedidas de texto introdutório sobre o entrevistado - 600 a 2.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Mestrado e Doutorado

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

Publicação de 05 (cinco) a 10 (dez) artigos inéditos sobre um tema em comum, organizado a convite dos Editores. 

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios Bibliográficos

Análise de conjunto das obras de um mesmo autor ou de suas obras sobre um mesmo tema – de 3.000 a 6.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Instrumentos de Pesquisa

Apresentação e discussão de instrumentos de trabalho disponíveis, de natureza documental, material, metodológica, bibliográfica ou de informática – de 3.000 a 6.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas de Pesquisa

Publicação de resultado(s) parcial(is) de pesquisas individuais ou coletivas em andamento, ou de pequenos tópicos de reconhecida relevância – de 2.000 a 4.000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Mestrado e Doutorado.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notícias Bibliográficas

Apresentação crítica e sucinta de obras publicadas nos últimos 3 (três) anos – de 450 a 900 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores, pós-graduandos em nível de Mestrado e Doutorado

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas Críticas

Publicação de análise crítica de obras recentes, publicadas há menos de 2 (dois) anos – de 600 a 1.200 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Mestrado e Doutorado

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Publicação de tradução de trechos de obras ou material epigráfico e comentários – de 600 a 2000 palavras. São acolhidos trabalhos de doutores e pós-graduandos em nível de Doutorado

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

1. Triagem inicial

Os originais submetidos às seções de Classica devem atender às normas de submissão e às diretrizes básicas estabelecidas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes). Os textos que atendam a essas especificações passam por análise prévia dos editores. São verificadas: a adequação ao perfil da revista, a pertinência  temática, a clareza de apresentação, a originalidade (não sendo aceitos textos que derivem de trabalhos acadêmicos sem que tenham passado por devida adequação à modalidade de publicação pretendida na submissão).

2. Avaliação cega por pares (double blind peer review)

Feita a análise preliminar, os originais são encaminhados, para avaliação, a 2 (dois) membros do Conselho Editorial ou Consultores ad hoc, de distintas instituições entre si e entre o(s) autor(es) da submissão. Os pareceres têm caráter sigiloso.

3. Análise dos pareceres e notificação aos autores

Os originais que receberem 2 (dois) pareceres favoráveis à publicação terão seus autores notificados quanto: (a) ao aceite sem restrições e (b) ao aceite condicionado a alterações (revisões requeridas/correções obrigatórias). Textos que tenham mérito reconhecido, mas apresentem imprecisões que comprometam sua publicação, podem ainda receber (c) a indicação de nova submissão. Em caso de pareceres conflitantes, a submissão será encaminhada a um terceiro avaliador, ao qual caberá o parecer decisivo. Os resultados das avaliações são encaminhados aos autores sem que os nomes dos pareceristas sejam divulgados.

4. Reformulação e revisão por autores

Os originais que têm sua publicação condicionada a correções obrigatórias são enviados aos autores, para que, feitas as devidas correções, sejam reanalisados pelos editores e pelos responsáveis pela emissão dos pareceres. Para a reformulação dos textos, a revista Classica estabelece o prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data de envio pelos editores. Caso a recomendação dos pareceristas se restrinja a ajustes de ordem ortográfica, gramatical ou normativa, não sendo estas vultuosas, caberá aos revisores da revista a tarefa de revisão.

5. Prazo estimado entre submissão, parecer e publicação

O prazo estimado entre as etapas de submissão, análise prévia, emissão de pareceres e preparação para a publicação dos originais aprovados é de 24 (vinte e quatro) semanas.

 

De acordo com sua política de acesso livre, não há cobrança de taxas em nenhuma das etapas do processo editorial, desde a submissão até a publicação.

Por fim, cumpre informar que a revista Classica não se responsabiliza pelas opiniões expressas pelos autores nem pelo uso indevido de quaisquer elementos presentes em textos assinados. 

 

Periodicidade

Publicação Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Instruções para Submissão

Processo de submissão

Para submissão de originais à Classica é necessário efetuar o cadastramento no sistema. Após preencher os itens do formulário, cadastre-se como Autor e clique em  “Cadastrar”.

Etapas da submissão 

Na página principal, à direita, insira login e senha. Em “Página de usuário”, selecione a opção ‘Autor’ e então clique em “Iniciar nova submissão

Passo 1. Iniciar submissão

- Escolha a seção apropriada para a submissão (consulte previamente as “Políticas de Seção”);

- Assinale o idioma da submissão;

- Marque as “Condições para submissão”;

- Marque a “Declaração de Direito Autoral”;

Para encerrar esse passo, clique em “Salvar e continuar”.

Passo 2. Transferência do manuscrito

- Transfira o documento a ser submetido, certificando-se de que no arquivo não há dados de identificaçãodo(s) autor(es). Clique em “Transferir” e logo abaixo em “Salvar e continuar”.

Passo 3.  Metadados da submissão (Indexação)

- Preencha os campos com as informações sobre o autor e o trabalho em submissão. É obrigatório o preenchimento dos seguintes campos:

Em “Autores”:

- Nome;

- Sobrenome;

- E-mail (a ser divulgado na publicação);

- ORCID ID (para obter o registro, clique aqui);

 - URL (currículo lattes/ academia.edu/ researchGate/ página institucional);

- Instituição/Afiliação (por extenso);

- País;

- Resumo da Biografia (nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem);

Se o artigo possuir mais autores, clique em Incluir Autor e preencha todos os campos acima discriminados com as informações sobre o(s) coautor(es). 

Em “Título e Resumo”:

Título e Resumo do trabalho. Certifique-se também de que no documento anexado constam título e resumo em inglês (title - abstract).

Em “Indexação”:

- É obrigatório o preenchimento do campo Palavras-chave (em mínimo de 4 (quatro) e máximo de 8 (oito), separadas por ponto-e-vírgula). Certifique-se também de que no documento anexado constam palavras-chave em inglês (keywords).

Em “Referências”:

Nesse campo, de preenchimento obrigatório, copie e cole do manuscrito as referências bibliográficas, atentando para possíveis desconfigurações.

Para encerrar esse passo, clique em “Salvar e continuar”.

Passo 4. Transferência de Documentos Suplementares

Se houver documento suplementar a ser anexado, clique em “procurar”, selecione o arquivo e clique em “transferir”.

Para encerrar esse passo, clique em “Salvar e continuar”.

Passo 5. Confirmação da Submissão

Clique em “Concluir submissão”.

 

 

Sobre Registro ORCID

O código ORCID é um dos dados solicitados quando do preenchimento do cadastro de autores da revista. ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital, um código alfanumérico de 16 caracteres, que permite o reconhecimento único e preciso de pesquisadores, facilitando a distinção em casos de homonímia ou de publicação, citação ou indexação com entradas nominais diversas. ORCID é, para autores-pesquisadores, o equivalente ao DOI para documentos digitais. Através do código ORCID, autores são identificados singularmente, o que permite o rastreamento de sua produção acadêmica e de seu vínculo institucional. Para a obtenção do registro ORCID é necessário cadastrar-se em https://orcid.org. O cadastro é gratuito e pode ser feito individualmente ou por instituições de ensino e pesquisa. 

 

Normas de Conduta e Código de Ética

Classica segue as recomendações do Código de Conduta e Boas Práticas estabelecido pelo Committee on Publication Ethics (Code of Conduct and Best Practices Guidelines for Journals Editors, COPE) e as submissões devem atender a essas diretrizes. Autores e pareceristas devem consultar previamente as normas do Código em seu original em inglês ou na tradução para o português, feita pela Gestão Editorial da FALE-UFMG, com autorização do COPE. 

 

Recursos para Detecção de Plágio

Classica utiliza as seguintes ferramentas para identificação de plágio:  

http://plagiarisma.net/pt/
http://www.plagium.com
http://smallseotools.com/plagiarism-checker
https://www.quetext.com
http://www.farejadordeplagios.com.br